Sáb. Ago 15th, 2020

JQ Notícias

Jorge Quadros Comunicação e Marketing

Paragominas é referenciada pela embaixada francesa por seu modelo de desenvolvimento territorial

2 min read

Em uma rede social, o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, faz a seguinte nota: “Paragominas é notícia na França. Embaixada Francesa destaca apresentacao do município em Madrid e cita referência em desenvolvimento territorial”. Ele se refere à matéria publicada no site da embaixada francesa: www.diplomatie.gouv.fr (texto em francês).

De acordo com o site, uma delegação de Paragominas, presidida pelo prefeito Paulo Tocantins, em companhia do diretor da Embrapa Amazônia Oriental e do pesquisador René Poccard-Chapuis, do CIRAD, apresentou na França, no fim de novembro, o Plano de Inteligência Territorial para o desenvolvimento municipal, e terá o apoio do Projeto TERRAMAZ, fruto de uma parceria entre CIRAD e a AFD no Brasil.

O projeto terá início em 2020 e o seu principal objetivo é o desenvolvimento de um modelo de certificação territorial visando tornar o território mais atrativo e mais seguro tanto no aspecto ambiental quanto no aspecto econômico para os seus atores atuais e para futuros investidores.

No plano, a noção de sustentabilidade é definida pelo próprio território, com base nas características socioeconômicas da sua população, na capacidade agronômica do seu solo, nas capacidades ecossistêmicas de áreas florestais preexistentes ou a serem recriadas, na qualidade de vida das comunidades rurais e nas aprendizagens necessárias a uma trajetória se sucesso.

Livre tradução por Jorginho Quadros / Capa: Ministerio da Europa e Relações Exteriores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | JQ Notícias by Jorge Quadros Comunicação e Marketing.