Sex. Set 25th, 2020

JQ Notícias

Jorge Quadros Comunicação e Marketing

Curtíssimas deste sábado (18)

5 min read

DEZ!

Quando o esforço é conjunto o sofrimento é menor. Nota Dez! para a Vara Criminal de Paragominas que fez a aquisição de 300 kits de testes rápidos de Covid-19 para que sejam utilizados em pessoas que podem apresentar sintomas de Coronavírus. O juiz David Guilherme de Paiva Albano atendeu ao secretário de Saúde do município Flávio Garajau que sugeriu esta aquisição através das penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo em ações criminais.

EXPLICAÇÃO

O Dr. David Guilherme explicou que: “A destinação dos valores obedece ao artigo 9º da Resolução n.º 313, do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), que determina que os tribunais devem disciplinar a destinação dos recursos provenientes do cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais, priorizando a aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da pandemia Covid-19, a serem utilizados por profissionais de saúde”.

EMPREGO

O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas está contratando através de Processo Seletivo para Auxiliar de Farmácia que tenha o ensino médio completo e experiência comprovbada na Carteira. A inscrição é até dia 20 (domingo) através do email: selecaoparagominas@indsh.org.br.

FARMACÊUTICO

Também haverá Seletivo no Hospital Regional em Paragominas para Farmacêutico, com inscrição também válida para até o dia 20 (domingo) através do email: selecaoparagominas@indsh.org.br. Neste caso, os requisitos são: ensino superior completo, experiência em farmácia popular, DRF ativo e clínica, desejável pós-graduação.

SABIAM?

O Hospital Regional Público do Leste em Paragominas presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios no nordeste paraense. Que este hospital é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral e desde 2018 está habilitado em cirurgias oncológicas. Portanto, quando alguém perguntar: Por que trazem pacientes de outros municípios para cá, a resposta é simples: É um hospital regional.

MANDATOS

Perceberam? Tivemos em Paragominas dois mandatos de construção e um de manutenção. Manter o que foi feito em condições adversas é muito mais difícil que construir, dizem os especialistas. E foi assim com a administração do prefeito Paulo Tocantins. Sem estender muito o assunto, várias inundações, algumas pequenas e outras enormes que causaram comoção nacional e força tarefa sem igual para colocar tudo no lugar e agora, no finalzinho do mandato, o Coronavírus veio para ‘testar’, com o perdão da redundância, a capacidade administrativa do gestor.

DECRETOS

E no vai-e- vêm dos decretos estaduais e municipais, imagine a dúvida que paira na cabeça de quem administra. Por um lado os empresários que amargam prejuízos incalculáveis. Funcionários que começam a sentir a escassez de verbas e alimentos. Prenúncio de diminuição de salários e horas trabalhadas, férias coletivas e demissões. Por outro lado, as famílias, ‘em casa’, comendo e bebendo mais que o normal. E no centro disso tudo o Coronavírus ‘botando o terror’ em nossas vidas.

CORRETÍSSIMO

Não podemos relaxar em hipótese alguma neste período de Coronavírus! A medida tomada através de Decreto assinado pelo prefeito Paulo Tocantins para que seja obrigatório o uso de máscaras em todo o comércio, inclusive para os clientes e o distanciamento de um metro entre eles. Deveria ser um metro e meio no mínimo, segundo regras da OMS. O Decreto entra em vigor na próxima segunda-feira sem prejuízo do Decreto Estadual em vigor.

VEJAM

Qual a distância recomendada que devemos ter das pessoas, caso precisemos sair de casa? A recomendação atual é idealmente 2 metros. Isso porque a transmissão habitualmente é por gotículas, e estas não conseguem “andar” mais que esta distância no ar. Mas sempre precisamos ter cuidados com onde encostamos, pois o vírus pode permanecer ativo em superfícies em torno de 12 horas.

SARAMPO

Outro assunto relevante e que deve ser levado à sério são os casos de sarampo que começam a aparecer na cidade, devidamente confirmados. Se não bastasse o ‘soco na cara’ pelo Coronavírus, tem ainda as doenças tropicais e sanzonais. Segundo a secretaria municipal de Saúde de Paragominas a vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde.

CANDIDATURAS

Os presidentes de partidos e pré-candidatos trabalharam nos bastidores, sem muito alarde para não receberem críticas por causa da Pandemia, mas conseguiram ‘fechar’ seus novos filiados para as eleições deste ano (se acontecer!). No entanto, poucos se atrevem, e de modo bem sutil, dizerem que são pré-candidatos. Não se pode misturar uma coisa à outra senão o prejuízo é terrível. “Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém”, já diziam nossos antepassados.

OUTRA

Para que sejam realmente sutis, cuidados com os flyers e banners que estão sendo publicados nas redes sociais. Quem achar que a campanha está sendo realizada de forma intempestiva ou extemporânea, basta fazer um ‘print’ e mandar para a Justiça Eleitoral. Aí, adeus candidatura!

CÂMARA

Por decisão, a Câmara Municipal de Vereadores de Paragominas tomou também medidas importantes para colaborar com a contenção do Coronavírus como, por exemplo, devolver ao Executivo Municipal os recursos oriundos da contenção de despesas que não serão utilizados até o dia 30 de abril, por causa do ‘recesso branco’, ou seja, sem reuniões ordinárias e de Comissões internas.

PROTEÇÃO

Muitas mulheres que precisam de medidas protetivas e, cujos prazos estejam vencendo, talvez não estejam sabendo, mas a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar está de plantão sempre, recebendo as ligações de pedidos de prorrogação e encaminhando para a Vara da Comarca através do telefone (91) 99126.3949

AULAS

As aulas da Rede Pública Municipal de Ensino só retornarão (Deus sabe quando!) no dia 06 de maio, segundo novo documento divulgado pela secretaria de Educação. O prazo que venceria na próxima segunda-feira (21) ‘engata’ com a concessão de férias antecipadas por mais 15 dias. Desta forma, até o dia 06 de maio não haverá aula.

ENTRETANTO

O Ministério da Educação já tomou uma outra decisão em nível nacional: Segundo a Portaria MEC nº 395 de 15 de abril de 2020 em que prorroga por MAIS 30 DIAS o prazo previsto no § 1º do artigo 1º da Portaria 343, de 17 de março de 2020. Desta forma a suspensão das aulas na rede pública de ensino em todo o Brasil vai até 15 de maio.

JorgeQuadros
Jornalista DRT 2138

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | JQ Notícias by Jorge Quadros Comunicação e Marketing.