Ter. Dez 1st, 2020

JQ Notícias

Jorge Quadros Comunicação e Marketing

Dezenas de espécies de plantas são catalogadas no Parque do Utinga, em Belém, durante pandemia

1 min read

Parque do Utinga, em Belém. — Foto: Ivan Duarte

Entre as árvores encontradas está a conhecida como ‘abiu arrepiado’, que ainda não se tinha registro no Pará até então.

Parque do Utinga, em Belém. — Foto: Ivan Duarte

Por G1 PA — Belém

Mesmo de portas fechadas ao público devido à pandemia da Covid-19, o trabalho de pesquisa no Parque Estadual do Utinga Camilla Vianna, em Belém, continua.

Desde o início do período de isolamento, cerca de 60 espécies de plantas já foram catalogadas dentro da unidade de conservação, que tem aproximadamente 1.500 hectares. A maior parte da flora catalogada são plantas epífitas, que crescem acima de caules de outras árvores.

Dentre as espécies encontradas, está a árvore conhecida como ‘abiu arrepiado’, que ainda não se tinha registro no Pará até então.

Todas as folhagens, galhos e plantas encontrados são enviados para laboratório para serem analisados. Em dois anos, cerca de 500 espécies de plantas foram catalogadas no Parque.

O trabalho da equipe de pesquisadores é feito de forma constante, com o objetivo de acompanhar árvores e espécies de todo o parque.

Espécies de árvores são catalogadas durante pandemia. — Foto: Divulgação

Para analisar a grande área da unidade de conservação, profissionais usam o método ‘parcelas permanentes’ que permite acompanhar o comportamento das vegetações encontradas nos espaços demarcados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | JQ Notícias by Jorge Quadros Comunicação e Marketing.